O prefeito Marcos Medrado participou do programa Ligação Direta, da rádio Valença FM, onde respondeu ao vivo aos questionamentos dos ouvintes e apresentou um balanço das ações em andamento, além de anunciar novos projetos para Valença. Entre os temas abordados estiveram saúde, segurança, educação, infraestrutura urbana e rural, meio ambiente, ordenamento urbano e valorização do patrimônio cultural.




Na área da saúde, o prefeito destacou investimentos significativos que vão transformar o atendimento público em Valença. O maior deles é a construção do Hospital e Maternidade Regional da Costa do Dendê, um equipamento moderno que contará com recursos de R$ 160 milhões, já garantidos por meio do Governo do Estado, com Ordem de Serviço assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues. Além disso, a cidade receberá três novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos bairros Novo Horizonte, Bonfim, e uma terceira a ser definida conforme a demanda. A UBS do bairro Jambeiro, viabilizada através do Novo PAC Seleções 2025, contará com investimento federal de R$ 2 milhões.



Outras iniciativas na saúde incluem a reforma completa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Bolívia, e a inauguração da Unidade de Saúde de Serra Grande, construída com recursos próprios do município. Na mesma ocasião, será entregue uma ambulância fruto de emenda do deputado estadual Patrick Lopes.




Na segurança, Medrado anunciou a chegada de um Batalhão de Polícia para reforçar o policiamento e o diálogo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia para implantação de um sistema de câmeras com reconhecimento facial, contribuindo para a prevenção da violência.



No campo da infraestrutura, o prefeito anunciou a recuperação de aproximadamente 100 km de pavimentação asfáltica, a construção de uma nova ponte na comunidade do Pastinho, região da Capela de São José, e a requalificação das estradas de Sarapuí e Aroeira. No distrito de Bonfim, a ladeira do Tatu está recebendo concretagem, e no distrito de Serra Grande, já foram iniciadas as obras na Praça São Benedito, além da futura revitalização do cemitério local. Também foi anunciado um pacote de máquinas para requalificação de estradas rurais com recursos próprios.



O prefeito confirmou ainda a reestruturação completa da Avenida Taquari, com macrodrenagem em andamento, pavimentação, iluminação pública e reforma da Praça São José, por meio de parceria público-privada. No distrito do Guaibim, o transporte universitário será reorganizado, e receberá pontos de ônibus. 



Medrado também destacou o projeto de reforma de praças, com início marcado para o dia 1º de agosto na Praça da República. Na sequência, serão contempladas a Praça da Triana, Vila Operária e a requalificação da Praça da Bandeira. No Loteamento Tio Virgínio, o prefeito reconheceu a necessidade de obras e prometeu anunciar em breve as intervenções no local.



O prefeito também apresentou novidades na organização do espaço urbano. A liberação de alvarás para novos loteamentos está temporariamente suspensa, e será criada a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município, que irá regularizar e fiscalizar a ocupação do território urbano.



No setor ambiental, Marcos Medrado ressaltou a importância da revitalização do Rio Una, cartão-postal da cidade. Ele destacou que, além da despoluição, será necessário investir em saneamento das residências ribeirinhas e anunciou que está articulando uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para buscar recursos federais destinados à obra.



A valorização do patrimônio histórico e cultural também foi tema do programa. O prefeito anunciou a recuperação do telhado e da estrutura da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, com recursos próprios e parcerias privadas.



Ainda durante o programa, Medrado falou sobre o Novo Mercado do Peixe, que será gerido pela Secretaria de Pesca e Aquicultura. 



A chegada do projeto INOVE (Instituto Novo Ensino), que oferecerá ensino infantil, fundamental I e II e, futuramente, ensino médio. Além do empreendimento Atakadão Atakarejo a Valença também foi confirmada, como um novo polo de comércio e geração de 250 empregos diretos e 500 indiretos para o município.



“Estamos trabalhando com seriedade, planejamento e diálogo para entregar uma cidade mais moderna, organizada e com qualidade de vida para nossa gente. Valença está no caminho do desenvolvimento, e o nosso compromisso é seguir avançando”, concluiu o prefeito.


SECOM | Prefeitura Municipal de Valença

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem